Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Faltam 54 varas e juizados sobre crimes contra mulheres

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 11 anos

    É necessário praticamente dobrar o número de unidades judiciárias especializadas em violência doméstica e familiar contra mulheres para atender à demanda atual no país. A conclusão é da pesquisa A Atuação do Poder Judiciário na Aplicação da Lei Maria da Penha, um mapeamento inédito divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça nesta terça-feira (19/3). Para a efetivação da Lei 11.340/2006, que fomenta o combate a esse tipo de crime, a quantidade de unidades de competência exclusiva deveria saltar de 66 para 120.

    O levantamento, produzido pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, revela que a distribuição das 66 varas e juizados de violência doméstica e familiar não é proporcional nas cinco regiões do Brasil. Essas unidades processaram, até dezembro de 2011, 677.087 procedimentos. Com 54 novas unidades distribuídas em áreas estratégicas do país, o Conselho prevê que o atendimento à demanda será mais adequado. Desde 2006, quando foi promulgada a lei, a média de criação de novas unidades exclusivas no país é de dez a cada ano.

    "É um trabalho extremamente simples, mas que permite uma visão sobre a atuação do Poder Judiciário no combate à violência doméstica contra a mulher. Os números da pesquisa revelam que a violência acontece, sobretudo, no lar, onde deveria haver harmonia", disse o conselheiro Ney Freitas, presidente da Comissão de Cidadania e Acesso à Justiça, órgão do CNJ responsável pela articulação das ações de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

    Embora a Lei Maria da Penha não tenha atribuído caráter obrigatório à criação de varas ou juizados de competência específica, a Recomendação CNJ 9, de março de 2007, sugere aos tribunais a instalação de unidades de atendimento exclusivo na capital e no interior. Nas comarcas em que não há juizados exclusivos estruturados, as varas criminais acumulam as competências cível e criminal para processar as ações dessa natureza.

    Mapeamento

    A pesquisa também permite uma análise sobre a agressão contra mulheres. As conclusões foram feitas com base nos dados do Mapa da Violência, elaborado pela Secretaria de Políticas para as...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11003
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações141
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/faltam-54-varas-e-juizados-sobre-crimes-contra-mulheres/100404525

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)